sábado, 15 de dezembro de 2012

Tablet e os Livros — Uma Revolução Vem por Aí?

Eu tenho um tablet coby 7015 que já está comigo há uns 7 meses. No começo usava pra entrar na net. Daí aconteceu algo.
Vi lá no painel um símbolo da Amazon, um aplicativo pra organizar e ler ebooks comprados online pelo site.
Lá no início eu tinha certeza que nunca iria ler nada pela tela do tablet. E algo acontece.
Eu baixei meu primeiro ebook comprado pelo Amazon. Eu comprei um livro virtual que custou uns 9 dólares, se não me engano. E fiz isso por um simples motivo de paciência
Meus livros físicos, digamos assim, de papel, demoram no mínimo 40 dias úteis pra chegar aqui em casa. Fora um que demorou exatos 129 dias pra chegar a minhas mãos. No minimo tenso. E nisso aparece a opção digital.
Digital é modo de falar. Virtual. Ou simplesmente ebook.
Uns 90% dos livros no Amazon já podem ser comprados nas suas versões eletrônicas. São mais baratos, e o que é mais importante; assim que você paga, já pode começar a ler o conteúdo. E o conteúdo em papel ou na tela do pc ou do tablet é a mesma coisa. Letras são letras, e o que você aprende será a mesma coisa.
Esperar pelo papel viajar mundos até chegar a sua casa? Hum… começo a perceber que isso é coisa dos anos 2000. Mas vou parar de ler livros em papel?
Ainda não. Ainda que um tablet da Coby ou um tablet Genesis – o modelo da minha irmã – sejam muito bons e tals, ainda não existe como tirar a experiencia do papel.
Ainda. O Kindle é uma FANTÁSTICA tentativa de dar um bicudo de vez no papel, e falta pouquíssimo, ou sendo mais sincero, só falta eu ler o tanto de livro que ainda tenho na estante, para poder comprar meu Kindle e, muito provavelmente, nunca mais comprar nada em papel.
E com a melhora do tablet Android em seus diversos modelos e marcas, com o avanço da tecnologia em passos de gigantes, e com as telas cada vez mais sendo pensadas em ser usadas pra leitura, o caminho já está visto, agora só falta ser trilhado. E isso quem vai decidir é você.
Muito me assusta eu não ter trocado todos meus livros de papel por um Kindle. Eu ainda me pergunto porque não comprei meu aparelho da Amazon.
O que me segura de verdade é que a hora não chegou. O preço é uma facada. O frete dos Estados Unidos demora uma vida. E o que tem pra comprar é mais outra facada na alma.
Eu só sei de uma coisa, e só de uma.
Em menos tempo do que eu imagino o mercado de ebooks e livros eletrônicos será tão grande e tão normal que muitos perguntaram como nós liamos livros em papel.
NO mínimo será uma pergunta difícil de responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário