segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Fisico – Noah Gordon

Desde a primeira vez que via a capa desse livro (sim, eu escolho muitos livros pela capa) eu fiquei com muitas vontade de ler. Porém, pra variar acabei adiando muitas vezes. Mas lembro que mesmo sem ter lido, eu já vendi muito esse livro, pois pro pessoal que gosta de medicina é muito interessante. Sem contar que esse autor escreve muito bem.

O livro conta a história de Rob J. Cole. Desde a sua infância na Inglaterra, o fato de ter que cuidar dos irmãos menores, pois ele era o mais velho, até o que acontece no decorrer da sua vida. Depois que seus pais morrem, Rob é obrigado a se separar dos irmãos mais novos,  pois cada uma das crianças é enviada para uma família diferente,e ele por ser o mais velho acaba sendo o último a achar uma família.
 
Quem o “recolhe” é um barbeiro-cirurgião que passa pela cidade algum tempo depois da morte do seu pai. Esse barbeiro-cirurgião, conhecido por Barber, cria Rob como se fosse um filho, porém para pagar a comida e a casa, Rob precisa trabalhar. Para ele não é nenhum problema, pois nunca teve medo de trabalhar. 

A medida que o tempo vai passando Rob se interessa cada vez mais pela profissão de barbeiro-cirurgião, porém como seu conhecimento era limitado, Rob sempre acha que poderia fazer mais. Um dia ele conhece um médico Judeu, quando esse diz que poderá realizar a cirurgia de catarata de um paciente que Rob e Barber não conseguiram atender. 

Depois desse dia, Rob fica na ansiedade para querer saber mais do que sabe como “barbeiro Cirurgião”, e decide descobrir como faz para se tornar Médico, só que para isso precisa sair da Inglaterra, e ir até a Pérsia (isso, atualmente seria fácil, pois existe aviões), mas no ano de 1031 é meio difícil, então ele vai nessa viajem, porém, todo o trajeto, todas as dificuldades que ele enfrenta. E nesse trajeto ele encontra alguns Judeus, e começa a observar o jeito desses se comportarem, pois descobre que para ser aceito nessa faculdade de medicina na Pérsia, ele precisa ser Judeu, então ele finge que é Judeu para poder ser aceito.

Ele passa por muitas coisas no caminho. Algumas boas, outras nem tanto, mas cada dia aprendendo mais e mais. É um livro muito bom! O autor escreve muito bem de forma que realmente te prende. O livro se passa em 7 períodos, cada um contando um pouco do trajeto em busca desse seu sonho.

Minha nota para esse livro foi 10!! Recomendo para todos, não somente para as pessoas que estudam medicina, por que mesmo contando os primórdios da medicina, o autor não usa linguagens técnicas!! Muito bom mesmo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário