sábado, 15 de dezembro de 2012

Livro A Interpretação dos sonhos de Sigmund Freud – Resenha & Resumo

O livro A interpretação dos sonhos é um dos livros mais importantes do pai da psicanálise Signund Freud. Ele aborda com complexidade e maior amplitude possível o mundo dos sonhos e as projeções do inconsciente, assim como todos os desejos reprimidos ou adormecidos.
Pra Freud os sonhos são projeções do inconsciente, são exteriorizações da vontade e do desejo humano. Pra ele, o sonhos apenas remete aos desejos e revela atitudes do passado e não projeção para o futuro.

Livro A Interpretação dos sonhos de Sigmund Freud – Resenha & Resumo

O inconsciente e o consciente trabalham juntos, não se pode imaginar as duas coisas separada, afastadas. O inconsciente é projeção desejo – passado, já o consciente é o que somos, onde todos os conceitos daquilo que se apresenta para nós, passa pelo crivo da razão.
O inconsciente se aflora, se exterioriza através dos sonhos, os sonhos nos revela a realidade, os nossos dias, situações, e questões intimas e de valor moral. É onde os desejos reprimidos e excluídos pela consciência se apresentam.
Pra ele, não há projeção futura ou de fins adivinhatórios por meio dos sonhos, e sim imagem de tudo que somos, daquilo que acreditamos, daquilo que vivemos e dos desejos e sentidos guardados ou adormecidos na mente humana.
O livro é espetacular, uma leitura prazerosa e de fácil compreensão. Não é difícil nos apaixonarmos por esse grande estudioso e mestre da psicanálise Sigmund Freud.


Nenhum comentário:

Postar um comentário