segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O homem que ouve cavalos – Monty Roberts

Acho que demorei uns 3 anos para ler esse livro. Na verdade foi indicação de um cliente na livraria que eu trabalhava. Acho que deveria ter começado a ler esse livro mais cedo. Esse livro conta a história de Monty, a maneira como ele aprendeu a ouvir os cavalos que ele treina. Que para treinar o cavalo, não precisa de violência, e sim de confiança. Tanto que o modo como Monty utiliza para “aprender” os cavalos (termo esse que ele mesmo usa no livro), em nenhum momento tem violência contra o animal.
Monty conta que na época em que seu pai era domador de cavalos, ele fazia isso com extrema violência, com o método chamado de “ensacamento”. Monty com o passar dos anos vai observando o comportamento desses animais para assim aprender a lidar com eles. E durante muito tempo  tentou provar para seu pai que seus métodos eram eficazes, mas seu pai não aceita, e sempre diz que para adestrar um cavalo é preciso violência, pois senão o cavalo pode vir com violência pra cima de vc.

Eu nunca li nada sobre cavalos, mas nunca imaginei que os cavalos fossem tão inteligentes. A maneira como Monty descreve que ficou observando os cavalos em seu habitat natural e como ele aprendeu com eles. Eu gostei muito do livro, e acho que todos deveriam ler, é muito bom mesmo. A trajetória de vida de Monty e sua família. Monty foi amigo (e um amigo muito próximo de James Dean). Recomendo o livro! Vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário