segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Sociedade em Rede - Manuel Castells.




A Sociedade em Rede - Manuel Castells.


Manuel Castells é um sociólogo espanhol que foi um dos precursores do estudo sobre o impacto da tecnologia na sociedade.


A revolução dos estudantes franceses de 1968 (Campus de Nanterre da Universidade de Paris) começou na sala dele, sendo que foi expulso e estabeleceu-se na Universidade de Berkeley.


Seu livro "Sociedade em Rede" é o primeiro trabalho a englobar a cultura frente à tecnologia. A obra caracteriza a versão dele, versão baseada numa grande quantidade de dados científicos. É um estudo sobre a interface da tecnologia com as pessoas.


"Sociedade em Rede", examina muitos aspectos da sociedade e coloca no contexto de uma organização de rede. Quanto a organização em rede, o autor quer dizer SCA (Sistemas Complexos Adaptativos). Um exemplo é a própria Internet ou os grupos que se formam dentro dela nela. Há uma ênfase na agilidade e organização por causa da rede. Ele explora a transformação pela rede, por exemplo, fazendo um paralelo com o que aconteceu aos PCs em 1970, com computadores interconectando-se pela Internet, e a sociedade organizando-se em rede. Desta maneira, baseando-se em pesquisas feitas no Estados Unidos, Ásia, América Latina e Europa, Castells procura formular uma teoria que dê conta dos efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo, examinando os seus efeitos e implicações na vida urbana, na política global e na natureza do tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário