Sistemas públicos de comunicação no mundo: a experiência de doze países e o caso brasileiro - Intervozes.
O livro apresenta pesquisa que revela aspectos como perfil, modelo de gestão, financiamento e programação dos sistemas públicos de comunicação de 12 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.A pesquisa aponta méritos, problemas e desafios enfrentados pelas mídias públicas no mundo e reforça a importância de consolidar um sistema público de comunicação que precisa ser robusto, autônomo, participativo e eficiente em prol de uma democracia mais plural. Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Venezuela são os países cujos sistemas públicos foram analisados sob os seguintes aspectos:
(1) a estrutura do sistema, ou seja, o número, o alcance e o perfil básico de suas emissoras de rádio e TV, assim como de suas outras possíveis atividades ligadas às novas tecnologias ou à produção cultural;
(2) o modelo de gestão e os instrumentos de participação da sociedade na administração e fiscalização do sistema;
(3) o modelo de financiamento, com a origem, o volume e a dinâmica de gestão dos recursos;
(4) o perfil da programação da(s) emissora(s) do sistema e a utilização, ou não, de produção independente e regional em suas programações;
(5) por fim, mas não menos importante, foram pontuadas as questões
atualmente em discussão nos 12 países pesquisados, buscando revelar as tensões, conflitos e tendências que emergem dos debates políticos realizados em cada uma das nações.
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