Previdência Social e Salário Mínimo: Desenvolvimento econômico e social com valorização do trabalho - Fundação ANFIP e ANFIP.
O trabalho nos tempos atuais desenvolve-se no ambiente hostil do rebaixamento salarial, supressão de direitos, flexibilização das relações empregatícias e demissões em massa.
Esse processo não é puramente econômico, pois resulta de opções políticas, que buscam assegurar altos lucros aos rentistas e grandes conglomerados, repassando para os trabalhadores os custos dos ajustes, nesta nova fase da economia mundial.
As vulnerabilidades que afligem os trabalhadores por todo o mundo prestam-se à recomposição das margens de lucro do capital empresarial e ao aumento da produtividade dos países que buscam integrar-se de modo subordinado à ordem mundial do neoliberalismo. E, como não poderia ser diferente, o Estado vem assumindo novos papéis dentro desse reposicionamento político. Não é por acaso que surgem reiterados questionamentos sobre os seus gastos voltados à prestação de serviços públicos e à garantia de direitos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário