domingo, 25 de julho de 2010

Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2009 - Volume 1.



Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2009 - Volume 1.
Por meio de processo interno de planejamento estratégico, a temática do desenvolvimento brasileiro, em algumas de suas dimensões de análise mais relevantes, foi eleita como mote principal das atividades e dos projetos do Ipea ao longo do triênio 2008-2010. Inscrito como missão institucional – produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas públicas e contribuir para o planejamento do desenvolvimento brasileiro –, este mote pretende realizar-se no cotidiano da instituição por meio de iniciativas várias.
A mais significativa delas diz respeito ao projeto Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, que tem por objetivo servir como plataforma de reflexão acerca das oportunidades e dos entraves que se apresentam ao desenvolvimento nacional.
Para tanto, seminários de abordagens amplas, oficinas temáticas específicas, cursos de aperfeiçoamento e publicações de várias ordens estão sendo desenvolvidos. Trata-se, sabidamente, de projeto ambicioso, mas indispensável para um órgão que pretende contribuir de forma efetiva com o país na produção de conhecimento crítico para a tomada de posição frente aos desafios da contemporaneidade mundial.
Inserida neste grande projeto, a presente publicação representa passo importante naquela direção. Sob o título de Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas, os textos aqui reunidos dão sequência ao trabalho desenvolvido nas três edições da série Brasil: o estado de uma nação, especialmente a última, em que a problemática do desenvolvimento brasileiro já se enunciara como preocupação central das análises do Ipea. Agora, nossa contribuição para o debate enfoca o papel e os limites da atuação do Estado brasileiro sobre o desenvolvimento do país, tendo como objeto diferentes iniciativas do governo federal implementadas no período recente. Planos de ação, políticas, programas e outras ações nas áreas produtiva, regional, urbana, ambiental, social e de promoção de direitos são examinados no que tange ao seu desenho, implementação, alcance e aos resultados obtidos. Acrescente-se ainda a abordagem de dimensões relevantes do contexto macroeconômico brasileiro, com destaque para a discussão sobre as repercussões da atual crise internacional no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário