sábado, 24 de julho de 2010

As Palavras e as Coisas - Michel Foucault.



As Palavras e as Coisas - Michel Foucault.
Nessa obra, Foucault explica como e por que a filosofia e as ciências, entre os séculos XV e XIX, conceberam a realidade de maneiras muito diferentes.
Através da análise estrutural das "camadas" de saberes acumuladas em três épocas diferentes da história da humanidade, a Renascença (séc. XVI), a idade Clássica (séc. XVII e XVIII) e a Modernidade (séc. XIX e XX), Foucault desvenda a constituição dos saberes nestas diferentes épocas, indicando não uma continuidade linear nas descobertas e avanços, mas antes uma descontinuidade e uma ruptura, um corte epistemológico, de uma época para outra.
Estes cortes marcam a constituição de novas ciências, com novos objetos e novos métodos de investigação, distintos dos saberes das épocas anteriores. O livro "As palavras e as coisas", do pensador francês Michel Foucault, traça um quadro detalhado da mudança de ordenamento que ocorre no discurso ocidental no período que se estende do Renascimento até o final do século XVIII/início do século XIX (período que o pensador pontua como o tempo de efetivação da ideologia chamada de modernista).
Foucault atravessa a História, na tentativa de cercar os elementos de significância que ilustram, a partir de seu entrecruzamento, os jogos de sentido que auxiliaram na reprodução da 'epistême' moderna. A construção dos sistemas de articulação científica, sua maneira de ser e todo o enredo discursivo que contribuiu para a disseminação das representações das representações são objeto do trabalho arqueológico do pensador, que surpreende os mais ingênuos com a infância semântica do homem, objeto recente na história do saber.
A diferenciação que se cria entre as chamadas "ciências humanas" e aquelas que recebem o rótulo purificado de "ciências exatas" é também analisada nesta obra, que se destaca por enxergar no aparecimento e no desenrolar do humanismo um elemento gerador de crise para o próprio discurso científico como um todo, e mesmo para toda a epistême moderna em todo o seu enquadramento.
O texto deixa uma importante conclusão, em termos do processo histórico: para o homem, como sentido e como objeto de estudo, o período que se estende para trás do século XVII é apenas e tão somente uma pré-história, reticências prévias.
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