Eu e Tu - Martin Buber
Buber descreve a vivencia relacional do ser humano. O eu está para o tu assim como o tu para o eu, ou seja, num emaranhado de relaçoes, pois no olhar do tu - eu se reconhece, e vice-versa. Sendo um feixe de relaçoes, o homem tende a criar novos laços e personificar essas relações. Através do tu o eu se encontra, e na expressão maior de sua identidade, sem a uniformidade, o eu encontra no tu a própria revelação e atualização.
Com esse livro, Buber recoloca uma questão antropologica séria, isto é, do lugar da pessoa dentro da sociedade e como complementariedade. De fato, o ser humano é uma substância incompleta, e no outro encontra todas as prerrogativas de uma vivencia equilibrada. No tu o eu se vê, ou melhor, se entrever, pois o olhar me desmistifica de mim mesmo, pois a alteridade que o outro representa ajusta o meu eu através desse tu.
Mas Buber não deixa o relacionamento eu-tu permanecer na linha horizontal, mas o envereda pela busca do Tu existencial e divino, que vai por sua vez mostrar ao eu a sua verdadeira face, a de permanente ralação. Aqui Buber justifica o porque do seu escrito, é no feixe de relações que o homem encontra a sua mais profunda essência e inquietude.
Download do livro Aqui:
Download do livro Aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário