sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mitos-e-Mitologias-Políticas-Raoul-Girardet



Mitos e Mitologias Políticas - Raoul Girardet

É pelo exame de seus sonhos que uma sociedade revela melhor suas desordens e seus sofrimentos. Ensaio de exploração do imaginário político ao longo dos dois últimos séculos da história da França, Mitos e mitologias políticas mostra como os grandes momentos da efervescência mitológica corresponderam sempre a fenômenos de crise, de mutação ou de ruptura. O livro se organiza em torno de quatro grandes conjuntos político-mitológicos: a Conspiração, o Salvador, a Idade de Ouro e a Unidade. Inspirando-se nas lições de Gaston Bachelard e de Claude Lévi-Strauss, Girardet oferece não apenas uma leitura inovadora da história ideológica da França contemporânea, mas também uma nova maneira de conceber os estudos históricos.



Download Do Livro Aqui:

A-Invisibilidade-Da-Desigualdade-Brasileira-Jessé-Souza



A Invisibilidade da Desigualdade Brasileira - Jessé Souza

O conjunto de textos reunidos nesse livro é um convite ao debate sobre a desigualdade brasileira. Eles são resultados de pesquisas empíricas e teóricas iniciadas em 1996 e representam o primeiro esforço articulado de elaboração de uma teoria da ação social alternativa para o contexto da modernidade periférica brasileira e latino-americana, baseada em uma reconstrução sociológica criativa e crítica. O objetivo é mapear o tema da desigualdade e da sua legitimação e naturalização no Brasil contemporâneo em todas as suas manifestações principais, tornando os textos apresentados aqui, desse modo, convites ao diálogo.

Download Do Livro Aqui:

Nietzsche-Como-Pensador-Político-Keith-Ansell-Pearson



Nietzsche Como Pensador Político - Keith Ansell Pearson

O polêmico tema do pensamento político de Nietzsche encontra aqui uma vigorosa introdução, voltada para todos os que se interessam por filosofia, teoria política e história das idéias. O autor acompanha a evolução do pensamento de Nietzsche sobre os destinos da política moderna desde seus primeiros escritos (incluindo o pouco conhecido "O estado grego") até os textos da maturidade, em que defende o radicalismo aristocrático da "grande política" em oposição à política "insignificante" do nacionalismo europeu.




Download Do Livro Aqui:

Espinosa-filosofia-prática-Gilles-Deleuze



Espinosa - Filosofia Prática - Gilles Deleuze


Este livro é sobre Espinosa e sua filosofia, e foi escrito por um outro grande filósofo: Gilles Deleuze.

Nele, o autor se pergunta: "Como explicar que uma vida frugal e sem haveres, consumida pela doença, um corpo delgado, frágil, rosto oval e moreno com olhos negros e brilhantes dêem a impressão de serem percorridos pela própria Vida, de ter um poder idêntico à Vida?" Para Spinosa, a vida não é uma maneira de ser, um mesmo modo eterno em todos os seus atributos.


Download Do Livro Aqui:

Império-Michael-Hardt-e-Antonio-Negri



Império - Michael Hardt e Antonio Negri

O Imperialismo pode estar mais próximo da globalização do que se supõe. Embora o Imperialismo como o conhecemos não exista mais, a idéia de império continua viva.
E é - como analisam Michael Hardt e Antonio Negri em IMPÉRIO - a nova ordem política da globalização.

Esse livro mostra como o império emergente não é tão diferente da dominação imperialista européia e da expansão capitalista ocorridas respectivamente no início do século XIX e século XX.

Download Do Livro Aqui:

Orson-Welles-Andre-Bazin



Orson Welles - Andre Bazin

No texto, Bazin mostra toda a originalidade de seu pensamento como crítico e também faz uma brilhante defesa do cineasta, então acusado de escarnecer de Hollywood, esbanjar orçamentos milionários sem resultados e realizar filmes incompreensíveis.

Tornou-se célebre, com a publicação do ensaio, a interpretação de Bazin sobre o sentido da profundidade de campo em Cidadão Kane.

Mais tarde, em 1958, ano de sua morte, Bazin preparou uma segunda edição ampliada de Orson Welles, incluindo novos filmes e comentários sobre a trajetória artística do diretor, um dos maiores gênios da cinematografia mundial. No livro, todos os estudiosos e fãs do cinema encontrarão parâmetros fundamentais para julgar e apreciar os filmes do passado e do presente.

Nas décadas de 1940-50, a crítica de cinema limitava-se a comentar enredos e personagens, atribuindo aos filmes qualidades como "excitante", "de pavor" e "divertido". Bazin rompeu com estes juízos de valor rasteiros e inaugurou um novo modo de fazer crítica, que ia muito além da enumeração de adjetivos: analisava o filme profundamente e o interpretava a partir do cruzamento com as artes plásticas, a música, a história e a filosofia.

Escrevendo em revistas especializadas ou em periódicos de grande circulação, Bazin revelava aspectos até então ignorados pelo público e pela própria indústria cinematográfica: o papel do cenário nos filmes de Marcel Carné; o movimento da câmera, nos de Jean Renoir; o significado dos pontapés distribuídos por Carlitos, nos de Charlie Chaplin.



Download Do Livro Aqui:

Elogia-da-Loucura-Erasmo-de-Rotterdam



Elogia da Loucura - Erasmo de Rotterdam

Uma das mais célebres obras filosóficas do Renascimento, "O Elogio da Loucura" foi escrito originalmente em latim ("Encomium Moriae") e publicada em Paris, no ano de 1511, pelo escritor, filósofo e teólogo Desidério Erasmo (1469-1536), dito Erasmo de Roterdã, porto holandês onde nasceu.

Desde seu título, ela é uma homenagem a Thomas More, autor da "Utopia" e grande amigo de Erasmo.

Observe a semelhança entre o nome More e Moria (loucura). "O Elogio da Loucura" fez grande sucesso à época de seu lançamento e continua atual.

A perspectiva humanista considera o homem em sua
totalidade, como ser formado de alma e corpo, destinado a viver no mundo e a dominá-lo. Nesse sentido, o humanismo faz mudar o foco dos estudos acadêmicos conforme eram orientados na Idade Média, deixando de lado a metafísica e afirmando a importância do conhecimento das leis, da natureza, da medicina e da ética. Isso constitui a base da ciência moderna.

Download Do Livro Aqui:

Cognição-Ciência-e-Vida-Cotidiana-Humberto-Maturana



Cognição, Ciência e Vida Cotidiana - Humberto Maturana

Neste convite para entendermos como nossos processos cognitivos surgem de nossa operação enquanto seres vivos, Humberto Maturana reflete sobre os seres vivos, sua história evolutiva, a origem do humano, a linguagem, as emoções. Ao fazê-lo, contrói uma epistemologia de base biológica, naturalizada, que lhe permite tratar da ciência, da filosofia, da tecnologia e da vida cotidiana de maneira inusitada, que nos propicia uma reflexão aguda sobre as relações humanas.




Download do livro Aqui:

Misérias-Do-Presente-Riqueza-Do-Possível-Andre-Gorz




Misérias Do Presente, Riqueza Do Possível - Andre Gorz

André Gorz (Viena, 1923-Vosnon, 2007), pseudônimo de Gerhard Horst, é autor de uma das reflexões mais importantes sobre o capitalismo e mundo do trabalho no século XX. Com livros publicados em diversos países, foi um pioneiro na defesa da militância ecológica como uma política, tanto em sua obra teórica como em seu trabalho na imprensa.
Em Misérias do Presente, Riqueza do Possível, Gorz explora as idéias da importância que o conhecimento (saber) assume na economia contemporânea e do desaparecimento do trabalho assalariado como base da identidade social. O autor retoma a tese de que o fim da centralidade do trabalho assalariado não seria algo a ser lamentado pelos trabalhadores, pois uma nova sociedade estaria surgindo dos escombros da antiga. Gorz entende que as transformações sociais e do trabalho poderiam favorecer uma “libertação da alienação do trabalho” da era fordista e potencializariam condições para o surgimento de atividades “auto-organizadas”, sendo necessário que o trabalho perca definitivamente seu lugar central na vida das pessoas, para que estas busquem novas formas de expressão identitária.


Download Do Livro Aqui:

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quer Ganhar US$ 50 dólares? Cadastre-se Grátis no PayBox E Ainda Ganhe US$ 5 Dólares Por Cada Indicação Que Voçê Fizer!




LANÇADO NOS EUA NOVO BANCO ONLINE QUE PAGA EM DOLARES PARA QUEM
SE INSCREVER E DIVULGAR.

Por que você deve SE CADASTRAR HOJE... NO PAYBOX -

Porque:

* Você começa com um saldo de $50 e é grátis.

* PayBox adicionará até $20 por dia em sua conta por participar enquanto preparamos o lançamento desse novo serviço.

* Você ganha $5 por pessoa que você indicar ao PayBox.

* Você será um Pioneiro antes de PayBox ser lançado ao público.

Cadastre-se Aqui! ou no Link Abaixo:

http://www.paybox.me/r/judsonbarreto

domingo, 26 de setembro de 2010

[Evangélico] Illuminati – Uma extraordinária mensagem de provação e fé – Elias Karan.



Amarguras, ressentimentos e descrença que desencadearam uma profunda depressão. Esses são os únicos sentimentos que habitam a mente de John durante o longo período de sua provação.

No limite de seu sofrimento, praticamente decidido a tirar a própria vida, uma aparição, um pequeno milagre, ou talvez um sinal de Deus, obrigam-no a repensar seu passado, suas decisões e, especialmente, a perda de sua Fé no poder Criador.

A emocionante história – baseada em fatos reais – de um homem comum que, completamente abatido e contaminado pelas dificuldades da vida, é obrigado a escolher entre o difícil caminho de reencontrar sua Fé, Perdoar e continuar a busca por seus Sonhos, ou render-se definitivamente às forças do mal.


Illuminati – Uma extraordinária mensagem de provação e fé – Elias Karan
Formato: pdf Disponibilizado pelo autor

Download Do Livro Aqui:

[Auto-Ajuda] Hipnotizando Maria – Richard Bach.



maiores mistérios são aqueles cujas respostas se encontram diante de nossos olhos. As melhores soluções são aquelas para as quais, de repente, nos damos conta de que sempre soubemos a resposta. Criamos nossa própria realidade? Ou apenas nossas próprias aparências?

Do autor de Fernão Capelo Gaivota e Ilusões. Uma história de descobertas, compreensão e expansão de horizontes. A história de uma pessoa que enxerga à frente de tudo aquilo em que acreditamos, bem diante de nossas percepções, e descobre aquilo que realmente nos cerca.

Hipnotizando Maria – Richard Bach


Download Do Livro Aqui:

[Auto-Ajuda] Dewey – Um gato entre livros – Vicki Myron.



A HISTÓRIA DE DEWEY começa do pior modo possível. Com poucas semanas de vida, durante a noite mais fria do ano, ele foi abandonado na caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer. Só foi encontrado na manhã seguinte pela diretora do local, Vicki Myron, uma mãe solteira que sobreviveu à perda da fazenda de sua família, a um câncer de mama e a um marido alcoólatra. D

ewey conquistou o coração dela e o carinho de toda a equipe, caminhando lentamente com suas patas machucadas pelo frio para se esfregar em cada um deles, em um gesto de agradecimento e amor. Ninguém poderia imaginar o impacto que Dewey causaria, não só em Vicki e no cotidiano da biblioteca, mas em toda a cidade. Nos dezenove anos seguintes, ele comoveu os moradores de Spencer com seu entusiasmo, calor e, acima de tudo, seu sexto sentido para identificar quem mais precisava dele.


Dewey – Um gato entre livros – Vicki Myron

Download Do Livro Aqui:

[Auto-Ajuda] Pode Quem Pensa Que Pode – Lauro Trevisan.



Este livro vai responder-lhe a muitas per­guntas, dúvidas e inquietações. O poder da mente é uma ciência séria e profunda, ensinada e aceite por grandes mestres do passado e do presente. Você vai comprovar por si mesmo a existência real deste poder da mente para o usar em todos os momentos da sua vida. Este poder interior, accionado pelo seu pensamento, é uma criação simples e fácil da mente e constitui um meio para realizar os seus grandes sonhos, alcan­çar os seus objectivos materiais, curar doenças, manter a saúde, aperfeiçoar os seus talentos e dar muito mais de si à sua personalidade. Basta ser curioso, ter um espírito crítico e ler. Mas leia com a sua vontade própria…

Pode Quem Pensa Que Pode – Lauro Trevisan

Download Do Livro Aqui:

[Auto-ajuda] Porque é que as Pessoas Felizes são Felizes – Lauro Trevisan.



Será a felicidade um mistério? Porque será que algumas pessoas enfrentam a vida com uma disposição alegre e positiva, enquanto que outras não são capazes de se livrar do pessimismo e da desconfiança? Com o seu estilo habitualmente bem-humorado, acessível e claro, o padre Lauro Trevisan aborda, ao longo destas páginas, as razões últimas da felicidade. Baseando-se na sua extensa formação em Ciências Humanas, o autor revela os diversos métodos, conscientes e inconscientes, que todos nós utilizamos para “sabotar” a felicidade que nos pertence por direito. Porque É Que as Pessoas Felizes São Felizes demonstra, de forma irrefutável, que basta desfrutar abertamente do milagre da vida para se encontrar o caminho da verdadeira felicidade.

Porque é que as Pessoas Felizes são Felizes – Lauro Trevisan

Download Do Livro Aqui:

[Auto-Ajuda] A Fé Que Remove Montanhas – Lauro Trevisan.



Ha mais de dois mil anos que se fala no poder da fé que remove montanhas. Até aqui, porém, não se deu a devida atenção a esta afirmação revolucionária. Jesus disse, repetiu, insistiu e demonstrou que há uma força incrível, chamada fé, que remove montanhas, cura doenças, faz milagres e torna possível o impossível. Mas será que o Mestre disse literalmente a verdade ou usou apenas uma força de expressão? Lauro Trevisan decidiu aprofundar esta questão e verificar se a força toda-poderosa da fé existe mesmo e até onde se poderá chegar com o seu poder.

Esta é uma leitura fascinante: de facto, todos os seres humanos podem ter dentro de si a força irresistível da fé, cujas leis próprias fazem a ciência do pensamento. Investigue e descubra por si próprio aquilo de que a fé é capaz e quais são as montanhas que é preciso remover na sua vida.

A Fé Que Remove Montanhas – Lauro Trevisan

Download Do Livro Aqui:

[Auto-Ajuda] A Cientista Que Curou Seu Próprio Cérebro – Jill Bolte Taylor.



Para a neurocientista Jill Taylor, ter um derrame foi mais do que uma tragédia superada. Acostumada a tratar seus pacientes, viu-se dentro do mundo que fazia parte de seu dia-a-dia. Convencida de que o derrame foi uma das melhores coisas que poderia ter lhe acontecido, decidiu escrever o livro A cientista que curou seu próprio cérebro para mostrar a todos como é possível superar um problema de saúde tão grave e ainda aprender a cuidar melhor do corpo e da mente.

Para a autora, este “episódio”, que é como ela trata o derrame, lhe ensinou que é possível alcançar a paz de espírito tão almejada por todos nós, bastando, para isso, que estejamos atentos às mensagens enviadas por nosso cérebro.

Este não é um livro para cientistas. É um livro sobre uma longa jornada de reflexões – um testemunho emocionante que toca o fundo do coração, mostrando que a paz interior é verdadeiramente acessível a todos. Basta querer.

A Cientista que curou seu próprio cérebro - Jill Bolte Taylor

Download Do Livro Aqui:

Digitalizado por Digital Source

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Acumulação do Capital - Rosa Luxemburg.




A Acumulação do Capital - Rosa Luxemburg.

Durante sua militância, Rosa Luxemburgo dedicou tempo ao estudo acadêmico, em particular ao desenvolvimento do capitalismo. Segundo alguns pensadores socialistas é nesse período que produz sua mais importante contribuição teórica, em particular à teoria econômica, "A Acumulação do Capital", datada de 1912, onde desenvolve suas idéias sobre as origens e crescimento do capital, relacionando-as com o desenvolvimento histórico do sistema capitalista. Nessa obra, Rosa, não só disseca o fenômeno da reprodução do capital, mas também desenvolve sua compreensão e posição sobre o estágio imperialista do capital. Em tese desenvolve um amplo combate as posições revisionistas e adaptadas de teóricos ditos de esquerda, mas que empurravam a classe operária para os braços da burguesia.

Download do Livro Aqui:

A Revolução Russa - Rosa Luxemburg



Revolução Russa - Rosa Luxemburg

Rosa Luxemburgo produziu diversos artigos, opúsculos e panfletos. O mais famoso deles talvez seja "A Revolução Russa", em que, comentando sobre os acontecimentos do ano passado (1917), elogia a ideia de ditadura do proletariado mas critica os bolcheviques orientais por sua sede de poder - texto que gerou tensão entre ela e Lênin e Leon Trotsky. Para ela, em defesa do povo vale até bater de frente com os camaradas.

Download do Livro Aqui:

A Globalização e as Ciências Sociais - Boaventura De Sousa Santos (Org.).



A Globalização e as Ciências Sociais - Boaventura De Sousa Santos (Org.)

O tema central deste livro é o impacto da globalização neoliberal nas sociedades semiperiféricas e, especialmente, nas diferentes ciências sociais que produziram a identidade econômica, política, social e cultural dessas sociedades.

As teorias e quadros analíticos desenvolvidos pelas ciências sociais tiveram como unidade de referência as sociedades nacionais. Não admira, pois, que a intensificação das interelações transnacionais e a consequente problematização das dicotomias em que assentava a teorização - tais como nacional/transnacional, endógeno/exógeno - tenham, por um lado, permanecido relativamente subteorizadas e tenham, por outro, submetido as teorias disponíveis a um questionamento crescentemente insistente.

Por este duplo processo, entramos num período de grande incerteza teórica, caracterizado pela subteorização dos fenômenos emergentes e pela obsolência das teorias existentes. É este o período em que nos encontramos. Este déficit teórico constitui um grande desafio aos cientistas sociais.

Download do Livro Aqui:

Mundo Em Descontrole - Anthony Giddens.




Mundo Em Descontrole - Anthony Giddens

Em seu livro Mundo em descontrole, Giddens busca explicar os efeitos das mudanças globais em nossas vidas. Dividido em cinco blocos — Globalização, Risco, Tradição, Família e Democracia —,o livro estuda as mudanças pelas quais passaram culturas tradicionais, o choque entre a busca de integração e o fundamentalismo, as intolerâncias religiosas e as identidades étnicas e nacionais, as incertezas criadas pelo processo de unificação em escala planetária. Giddens aponta as mudanças já perceptíveis nos papéis de gênero, no casamento e no núcleo familiar.

Download do livro Aqui:

Cem Perguntas e Respostas Sobre Improbidade Administrativa – Incidência e Aplicação da Lei 8.429/92 - Ministério Público Federal.



Cem Perguntas e Respostas Sobre Improbidade Administrativa – Incidência e Aplicação da Lei 8.429/92 - Ministério Público Federal

O manual é um incentivo do Ministério Público Federal - MPF aos cidadãos para a vivência da cidadania, pois contribui para a formação de uma sociedade civil mais consciente e mais engajada em cobrar do administrador, do agente público e dos políticos uma ótima gerência do dinheiro arrecadado pelos impostos, dos bens adquiridos pelo Estado, dos bens públicos em geral e da imensa riqueza do País.

É também um incentivo ao MPF para que não deixe sem reparo, seja atuando extrajudicialmente, seja atuando judicialmente, os que insultam, atacam e assaltam os bens que pertencem ao povo brasileiro. Com esta obra, vamos juntos – cidadãos e Ministério Público Federal – fazer dessa tarefa algo mais instigante.

Download do livro Aqui:

A Truculenta História do Capitalismo - Eduardo del Río.



A Truculenta História do Capitalismo - Eduardo del Río

O livro começa com o contexto do sistema feudal na Europa no século XV e suas respectivas características. Os capitalistas surgiu a partir de pequenos comerciantes de Veneza, que adquiriram uma série de produtos em diferentes lugares e, em seguida, alteradas por outras pessoas tentando ganhar na mudança.
Por isso, ele norteou a descoberta da América e dos territórios africano, árabes e chineses, os países europeus foram aumentando a sua riqueza, enquanto os povos conquistados foram vendidos como escravos.

Río amplamente ilustra como podemos explorar os territórios recém-conquistados, como a chegada do cristianismo na América, o intercâmbio de produtos inúteis para o ouro e marfim, etc. Desde a Revolução Industrial, a forma capitalista de exploração e dos donos de fábricas aumentarem drasticamente sua produção e, portanto, sua riqueza, enquanto o trabalhador - homens, mulheres e crianças - são considerados como mais uma peça de maquinaria. Río fala também das idéias socialistas que começaram a surgir como resultado do crescente descontentamento dos trabalhadores em fábricas, como as idéias de Karl Marx sobre a propriedade privada, a propriedade coletiva dos meios de produção, o proletariado, a globalização, etc.

Download do Livro Aqui(em espanhol):

A Política do Poder - Martin Wight.




A Política do Poder - Martin Wight

A Política do Poder impressiona pela atualidade. Escrito mais de duas décadas antes do fim da guerra fria, os conceitos e percepções do livro nos ajudam a compreender as turbulências deste início de um novo século.

Com sensibilidade e maestria Martin Wight discute o papel decisivo desempenhado pelas grandes potências na ordem internacional como fatores de estabilização ou de inquietação. Sem dúvida, essa é uma questão de destacado interesse nas circunstâncias por que passa o mundo neste início de século.

Download do livro Aqui:

A Origem do Rio Grande do Sul - Ligia Gomes Carneiro.

A Origem do Rio Grande do Sul - Ligia Gomes Carneiro

O Rio Grande do Sul é, certamente, o Estado brasileiro cuja história apresenta maior número de episódios de lutas e guerras. E essa característica esteve presente desde os primórdios de sua ocupação. Para entender o porque desse aspecto, é preciso recuar bastante no tempo, até o final do século XVII.

Assim, então, começam a surgir os “esboços” do que será o nosso Estado. Até então, essa região era uma espécie de terra de ninguém, uma área de dono indefinido, que ficava entre as possessões portuguesas e espanholas.

Ambas as Coroas adotavam uma política expansionista, e estavam interessadas em ocupar o máximo possível de território. Portanto, mais cedo ou mais tarde, terminaria havendo um confronto na área do Rio Grande do Sul, na medida em que, se uma das potências decidisse fundar um núcleo de colonização, a outra imediatamente reagiria.

Download do livro Aqui:

América Latina: Uma Região de Risco - Pobreza, Desigualdade e Institucionalidade Social - Bernardo Kliksberg.



América Latina: Uma Região de Risco - Pobreza, Desigualdade e Institucionalidade Social - Bernardo Kliksberg

Novas idéias são aprensentadas sobre desenvolvimento e política social na América Latina com a preocupação, sobretudo de mostrar que os objetivos do desenvolvimento não podem restringir-se a uma única direção.

Deve haver uma compatibilidade das políticas econômicas e sociais. A região paga um preço muito alto em função da desigualdade gerada em decorrência das omissões de implementação de uma enérgica política social em sua história.


Download do livro Aqui:

Os Trabalhos e os Dias - Hesíodo.




Os Trabalhos e os Dias - Hesíodo.

Esta é uma obra de Hesíodo, em que o autor fala das razões pelas quais os homens têm de trabalhar, além de fazer referências aos dias e alturas do ano que são, por variadas razões, especiais ou notáveis, como as quatro estações, ou as épocas mais indicadas para colheitas, ou viagens.

As razões para os homens terem de trabalhar são explicadas, de forma geral, através do mito das idades, o qual já por cá foi explicado anteriormente. Em termos gerais, a ausência de trabalho, de esforço físico, era um privilégio dos homens da idade de ouro, e que isso seria um dos encantos a que os homens perderiam o acesso, através das ações de Pandora.

Todavia, apesar de escrito há 27 séculos, esse texto, de impressionante atualidade, guarda a força e a vitalidade original, mostrando quão férteis e estimulantes conseguem ser os relatos dos mitos fundantes. Acompanhando sua tradução, a profa Mary de Camargo Neves Lafer comenta esses mitos e mostra a preocupação de Hesíodo em apresentar as origens que explicam e estabelecem a “condição humana”.

Download do livro Aqui:

Globalização: Fatalidade ou Utopia? - Boaventura de Sousa Santos.



Globalização: Fatalidade ou Utopia? - Boaventura de Sousa Santos

"(…) Desenhamos neste livro um horizonte vasto e rico de questionamentos e alternativas teóricas com os quais pretendemos equipar-nos para compreender melhor as sociedades contemporâneas, e especificamente a sociedade portuguesa, tão paradoxalmente turbulentas, sob a vibração de vertigens transformadoras que às vezes se parecem com estagnações inabaláveis. Ousamos pensar que este esforço teórico e crítico nos equipa igualmente para mais esclarecida e eficazmente exercermos a nossa solidariedade com os excluídos dos benefícios da globalização hegemônica, e, com eles, partilharmos a luta por uma sociedade melhor."

Boaventura de Sousa Santos

Download do livro Aqui:

Ecos da Marselhesa - Eric J. Hobsbawm.




Ecos da Marselhesa - Eric J. Hobsbawm

Neste livro, o historiador inglês Eric J. Hobsbawm enfrenta as tentativas de revisão historiográfica da Revolução Francesa que tiveram grande repercussão por ocasião do recente bicentenário da tomada da Bastilha. Nesse sentido, Hobsbawm se propõe não só defender como explicar a interpretação de inspiração marxista que atualmente é alvo da crítica revisionista. Para tanto, ele situa a Revolução Francesa na história dos séculos XIX e XX, examinando o processo de sua recepção nestes duzentos anos e o significado de sua herança. As conexões teóricas e políticas da Revolução Francesa com a Revolução Russa também são exploradas: 1917 aparece como a realização dos ideais de 1789 e isso tem impacto na historiografia contemporânea. Ecos da Marselhesa conclui analisando como a crise do socialismo real e do paradigma comunista no fim do século XX acabou por atingir a tradição marxista de interpretação da Revolução Francesa.

Download do Livro Aqui:

Era dos Impérios: 1875-1914 - Eric J. Hobsbawm.





Era dos Impérios: 1875-1914 - Eric J. Hobsbawm

A palavra Imperialismo já foi utilizada de várias maneiras diferentes ao longo da história. O imperialismo pode ser considerado como um fenômeno histórico ocorrido no período entre 1875 e 1914. Nesse período, o mundo foi dividido entre as potências imperiais: Grã-Bretanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, EUA, Japão e Rússia. Mais de um quarto do mundo estava sob o controle direto, ou como área de influência de pouco mais de uma dúzia de países.
O fenômeno do Imperialismo possui diversas dimensões, entre elas a econômica, a política, a cultural, a ideológica e a psicológica. Hobsbawm, neste livro, realiza uma análise dos anos que definiram o mundo no século XX, quando um longo período de paz, expansão capitalista e dominação européia desembocaram, no entanto, em guerra e crise. Hobsbawm integra a cultura, a política e a vida social das décadas que antecederam a Primeira Guerra Mundial, construindo uma interpretação estimulante e inovadora.

Download do Livro Aqui:

domingo, 19 de setembro de 2010

A Vida de Laboratório - A produção dos fatos científicos - Bruno Latour e Steve Woolgar.




A Vida de Laboratório - A produção dos fatos científicos - Bruno Latour e Steve Woolgar

Como ocorre a produção de fatos científicos? No mundo todo a antropologia já estudou tribos, costumes exóticos, representações simbólicas, tradições populares e os cultos mais complexos. Mas a indústria, a técnica, a ciência e a administração pouquíssimas vezes foram estudados.

Ninguém imagina como é o dia-a-dia de um laboratório - técnicos que entram e saem, pesquisadores debruçados em suas bancadas e pilhas de papel, instrumentos, materiais, substâncias químicas e animais que chegam a todo momento, milhares de dólares gastos a cada dia e, talvez, algum mistério decifrado. "Um quebra-cabeça quase terminado guiado por um campo invisível", define o etnólogo francês Bruno Latour, que se uniu ao sociológo inglês Steve Woolgar para analisar a produção social do objeto científico. Assim nasceu este estudo inédito sobre a vida de laboratório e a produção dos fatos científicos.

Download do livro Aqui:

O Que É História - Vavy Pacheco Borges





O Que É História - Vavy Pacheco Borges

Há muito que a História está, no Brasil, confinada à prisão das escolas e universidades. Encontra-se, pois, afastada de sua principal finalidade: levar o ser humano a refletir sobre as formas de vida e de organização social em todos os tempos e espaços, procurando compreender e explicar suas causas e implicações. E uma vez que presente e passado estão indissociavelmente ligados na História, o ensino e o estudo dessa disciplina se tornam imprescindíveis para o perfeito entendimento dos tempos modernos.

Download do Livro Aqui:

Indicadores Sociodemográficos Prospectivos para o Brasil 1991-2030 - IBGE





Indicadores Sociodemográficos Prospectivos para o Brasil 1991-2030 - IBGE

O processo de envelhecimento da população e a persistência das desigualdades sociais e regionais nas próximas duas décadas são algumas das principais conclusões do estudo Indicadores Sociodemográficos Prospectivos para o Brasil 1991-2030, projeto inédito do IBGE, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (ONU). O estudo demonstra que os indicadores de fecundidade e de mortalidade correspondentes às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste permanecerão, nos próximos anos, em níveis mais baixos que os das regiões Norte e Nordeste. Em relação à esperança de vida ao nascer, todas as grandes regiões estarão em níveis próximos aos 80 anos. Já com relação à fecundidade, os números médios de filhos por mulher tenderão a não garantir a reposição das gerações, sobretudo nas Regiões Nordeste e Sul, que deverão permanecer com balanço negativo entre entradas e saídas de pessoas devido à migração. A fecundidade também deverá ter aumento entre as mulheres jovens. As mortalidades no primeiro ano de vida e dos menores de 5 anos de idade continuarão em suas trajetórias de declínio, atingindo níveis abaixo de 10%o (dez mortes a cada mil nascidos vivos), no Sudeste, Sul e Centro-Oeste brasileiros, e patamares superiores a este no Norte e Nordeste. Para o total do país, a taxa de mortalidade infantil, bem como a probabilidade de um recém-nascido falecer antes de completar o quinto ano de vida alcançarão, em 2030, 11,53% e 15,98%, respectivamente, cifras que garantem, ao menos se considerada a média nacional, o cumprimento do Quarto Objetivo do Milênio1, que diz respeito à redução da mortalidade na infância.

Download do Livro Aqui:

Ciência e Comportamento Humano - B.F Skinner.



Ciência e Comportamento Humano - B.F Skinner

Muita gente interessada no comportamento humano não sente a necessidade de padrões e critérios de prova, característicos de uma ciência exata; as uniformidades no comportamento são óbvias mesmo sem eles.

Ao mesmo tempo, relutam em aceitar as conclusões que tais provas inevitavelmente apontam, se não sentirem por si próprios a uniformidade.

Mas estas idiossincrasias são um luxo dispendioso.

Não é preciso defender os métodos da ciência na sua aplicação ao comportamento.

Download do Livro Aqui:

Mapa do trabalho informal: Perfil socioeconomico dos trabalhadores informais na cidade de São Paulo - Márcio Pochmann et al.



Mapa do trabalho informal: Perfil socioeconomico dos trabalhadores informais na cidade de São Paulo - Márcio Pochmann et al.

Este livro apresenta uma pesquisa minuciosa sobre o setor informal, que representa, atualmente, quase a metade dos trabalhadores da cidade de São Paulo e do país.

Traz também textos dos economistas Paul Singer e Márcio Pochmann que analisam o trabalho informal no Brasil.

Download do Livro Aqui:

Globalização e Socialismo - Maria da Conceição Tavares et al




Globalização e Socialismo - Maria da Conceição Tavares et al

Este livro apresenta os desafios da globalização para aqueles que se opõem à internacionalização econômica e cultural nos moldes em que vem sendo realizada. Uma visão de mais longo prazo dos problemas da luta contra os sucessivos pactos de dominação no mundo e no país.

Download do livro Aqui:

Segurança Alimentar: Um desafio para acabar com a fome no Brasil - Marlene da Rocha (org.).



Segurança Alimentar: Um desafio para acabar com a fome no Brasil - Marlene da Rocha (org.)

Este livro mostra a importância de introduzir na pauta nacional e internacional o debate sobre a segurança alimentar como política pública.

Os autores defendem que o combate à fome não deve se restringir a ações de emergência ou de assistência, mas de combate definitivo no sentido de erradicar a fome com ações que promovam a inclusão social e a soberania alimentar para todos.

Download do livro Aqui:

Uma Breve Historia Da Linguagem - Introduçao à Origem das Linguas - Steven Roger Fischer.



Uma Breve Historia Da Linguagem - Introduçao à Origem das Linguas - Steven Roger Fischer

Neste livro, o autor conduz os leitores a uma viagem ao mundo pré-histórico, remontando os passos do surgimento de uma das maiores conquistas do ser humano - a linguagem. Com ela, nossos ancestrais foram capazes de transmitir seus conhecimentos às gerações futuras. São conhecidos diversos modos de linguagem, seja ela verbal ou não verbal, por meio de sinais, gestos, códigos e imagens. Na obra é apresentada a evolução da linguagem humana e as modificações nela ocorridas ao longo da história, até chegarmos ao seu estágio atual, e termos uma prévia de como será no futuro, com o avanço da tecnologia.

“O intrigante e ambicioso estudo de Steven Fischer explora um vasto terreno, partes dele quase não registrado; outras, examinadas profundamente ao longo de muitos anos — e, como ele relata, por muitos séculos. Do começo ao fim, ele discute questões difíceis que conduzem diretamente aos aspectos fundamentais e particulares da natureza humana e suas conquistas. Uma pesquisa informativa altamente estimulante.” – NOAM CHOMSKY

Download do Livro Aqui:

Passado como Futuro - Jürgen Habermas



Passado como Futuro - Jürgen Habermas.

O livro pode trazer uma contribuição importante para a discussão de problemas que afligem a sociedade brasileira.

Além disso, ele constitui uma ocasião ímpar para se entender os pontos principais da arquitetônica da teoria do agir comunicativo, de Habermas.



Download do livro Aqui:

Vocabulário Deleuze - François Zourabichvili.



Vocabulário Deleuze - François Zourabichvili

Gilles Deleuze marcou profundamente todo o pensamento contemporâneo, se tornando um dos principais nomes da filosofia do século XX. Mas essa notoriedade não significa que sua obra foi completamente entendida; pelo contrário, existem mal-entendidos, decorrentes ao mesmo tempo da popularidade, que faz com que os conceitos soem sempre familiares mesmo quando não são, e da falta de uma reflexão filosófica sobre estes conceitos. François Zourabichvili se propõe iniciar essa reflexão, na forma de um léxico em que os conceitos são listados como verbetes. Para cada verbete, uma ou várias citações dão início à reflexão, procurando o esclarecimento, sem nunca ser didático ou reducionista. Os verbetes são amostras do pensamento deleuziano que reunidos ajudam a compor o que Zourabichvili chama de uma espécie de croqui traçado com palavras.

Download do livro Aqui!

Sobre a Modernidade - Charles Baudelaire




Sobre a Modernidade - Charles Baudelaire

Autor dos conhecidos poemas "As flores do mal", Charles Baudelaire foi também o maior crítico de arte de seu tempo. Perseguido pela obsessão de formar uma consciência estética, Baudelaire tem idéia clara sobre a função crítica. Ela não deve ser fria e algébrica, nem desprovida de amor e ódio. Tampouco deve exprimir a condescendência dos floreios e gentilezas. A crítica justa - única possível - é parcial, apaixonada e política. O universo é subjetivo e é subjetivamente que Baudelaire recusa ou elogia um artista. Sabe mostrar-se irritado e apaixonado e joga-se por inteiro nos seus artigos sobre as artes. É principalmente por ter sido um precursor da estética moderna que Baudelaire aparece como marco obrigatório de referência a todos os que pensam a modernidade hoje.

Download do livro Aqui:

A Modernidade e os Modernos - Walter Benjamin.



A Modernidade e os Modernos - Walter Benjamin

Walter Benedix Schönflies Benjamin (Berlim, 15 de julho de 1892 — Portbou, 27 de setembro de 1940) foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukács e Bertolt Brecht.

A aplicação de um método alegórico na análise da modernidade tem a vantagem de mostrar o que se esconde entre as dobras deste tempo de tantas criações. O filósofo alemão Walter Benjamin seguiu várias trilhas em suas abordagens da modernidade. O sentido alegórico, entretanto, aparece nas variadas leituras que ele faz da arte, da poesia e da cidade que se anunciava entre luzes e sombras no século XIX.

Download do livro Aqui!

Os Desafios da Escrita - Roger Chartier.





Os Desafios da Escrita - Roger Chartier

Especialista no estudo da história da escrita, Roger Chartier reúne neste livro cinco ensaios que mostram como o mundo digital está alterando a relação do leitor com o texto impresso. A ação da comunicação eletrônica sobre as publicações tradicionais é questionada. O próprio conceito de livro, para o pesquisador francês, está sofrendo transformações perante a revolução tecnológica propiciada pela comunicação via internet e pela leitura cada vez mais comum de textos diretamente na tela do computador. O presente e o futuro do livro e da escrita são personagens centrais destes ensaios.

Download do livro Aqui:

Reflexões Sobre a Linguagem - Noam Chomsky.



contribuição inovadora a esse saber cujas origens se deram no quinto século antes de Cristo. Professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, Chomsky tornou-se famoso em todo o mundo também pela maneira como se opôs e continua a opor-se à política de seu país, os Estados Unidos, em guerras externas e questões internas que desabonam a grande democracia.

Reflexões sobre a linguagem - Noam Chomsky

Este livro expõe o pensamento chomskiano num de seus momentos de aguda afirmação, em 1975, quando as bases da gramática gerativa estavam formuladas e encontravam críticos de peso a fazer-lhes objeção.

A controvérsia e o argumento rigoroso são especialidades de Chomsky esgrimidas nas Reflexões sobre a Linguagem. Desse modo ele discute pontos importantes da linguística, mostrando erros ou irrelevâncias dos críticos a respeito, por exemplo, das idéias que sustenta contrárias ao behaviorismo e favoráveis ao inatismo, sempre referidas quando o tema é gramática gerativa.

Ao esclarecer "problemas" e apontar "mistérios", Chomsky reapresenta o essencial de uma teoria que ilumina a linguística e vai além, alcançando a psicolinguística, a ciência da mente humana.

Download do Livro Aqui!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As Idéias de Chomsky - John Lyons




As Idéias de Chomsky - John Lyons

As idéias de Chomsky continuam a influenciar significativamente a pesquisa que investigavam a aquisição de linguagem, aqui apresentadas por John Lyons. Chomsky também tem sido citado e convidade por muitos cantores que adotam suas idéias, como o cantor e ativista político Bono Vox, do grupo irlandês U2, disse que "Se o trabalho de um rebelde é derrubar o velho e preparar o novo, então este é Noam Chomsky, um rebelde sem pausas, o Elvis da Academia… Como o rock n'roll dos anos 1990 continua sendo atado nas mãos, é irônico que um homem de 65 anos de idade tenha o real espírito rebelde".


Download do livro Aqui:

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Europa - Uma Aventura Inacabada - Zygmunt Bauman.


Europa - Uma Aventura Inacabada - Zygmunt Bauman.
No momento em que o Estado-nacional moderno se mostra cada vez menos capaz de organizar a vida em comunidade e proteger o cidadão dos fenômenos de uma vida globalizada, Zygmunt Bauman se volta para a Europa como uma idéia, um processo. Para Bauman, a missão do velho continente se torna, como nunca, oferecer ao mundo uma experiência de superação da realidade violenta (hobbesiana), uma nova referência de vida em comunidade para além do Estado-nacional, depois de séculos de guerras e 'vidas desperdiçadas'.
Bauman convida para o diálogo outras vozes analíticas - como mestres em literatura, história e filosofia -, e mostra as atuais perspectivas da luta de um continente por unidade, razão e consciência ética num mundo cada vez mais fragmentado. 'Europa', cuja reflexão se torna ainda mais atual após os recentes e violentos protestos de migrantes e filhos de migrantes que se disseminaram por toda a França, é uma leitura indispensável a todos que desejam compreender um pouco mais sobre a essência do ser europeu e sobre as várias identidades que ali convivem.

A Cultura do Novo Capitalismo - Richard Sennett.


A Cultura do Novo Capitalismo - Richard Sennett
Em 'A cultura do novo capitalismo', Richard Sennett analisa como as novas práticas econômicas estão moldando nossos valores pessoais e sociais. Aborda temas como a burocracia, o talento, a ética e a política - temas que envolvem o consumismo e o capitalismo do nosso tempo.
O autor mostra que a cultura do novo capitalismo demanda um indivíduo orientado para o curto prazo, focado mais nas capacidades potenciais do que nas habilidades reais, desprezando a experiência e o passado, e ao banir velhos ídolos, a nova economia criou novos traumas sociais e emocionais.

O que é a Propriedade? - Pierre-Joseph Proudhon.


O que é a Propriedade? - Pierre-Joseph Proudhon!
O que é a Propriedade? ou Pesquisa sobre o Princípio do Direito e do Governo é uma influente obra de não-ficção sobre o conceito de propriedade e sua relação com a filosofia anarquista escrito pelo anarquista e mutualista francês, Pierre-Joseph Proudhon e publicado em 1840.
No livro, Proudhon faz uma de suas declarações mais memoráveis "Propriedade é roubo". Seu autor acreditava na concepção coletiva de propriedade que se dividia a partir de dois aspectos que procurou identificar. Proudhon busca demonstrar a diferença entre a propriedade utilizada para a tirania ilegítima e a propriedade utilizada para proteger a liberdade.
Argumentava que o resultado do trabalho individual passível de ocupação e uso é uma forma legítima de propriedade. A isso, ele contrapunha terra não utilizada considerada como propriedade, acreditando que a terra só pode ser legitimamente possuída por uso ou ocupação (o que ele chamava de "possessão"). Como uma extensão de seu entendimento de propriedade legítima como resultado de trabalho ou ocupação, ele argumentava contra as instituições identificadas com o lucro e locação.

O Sistema Capitalista - Mikhail Bakunin.


O Sistema Capitalista - Mikhail Bakunin.
Este texto de Bakunin é uma crítica clássica ao sistema capitalista. Excerto do clássico O Império Knuto-Germânico e a Revolução Social, incluído em The Complete Works of Michael Bakunin [As Obras Completas de Mikhail Bakunin] com o título de “Fragment” [“Fragmento”], O Sistema Capitalista traz um pouco mais deste, que foi um dos maiores anarquistas da história.
Neste livreto conheceremos um Bakunin muito inspirado nas críticas de Proudhon à propriedade privada e com uma visão anticapitalista muito combativa, propiciando um pouco mais de conhecimento acerca de suas opiniões de economia política clássica. O Sistema Capitalista é um ótimo texto para formação política: como qualquer clássico, já não dá conta completamente do mundo de hoje, mas é fundamental para ser estudado e para entendermos as grandes críticas feitas pelos socialistas do século XIX ao sistema capitalista, que pode ter mudado significativamente, mas que continua sendo o “carro-chefe” do presente sistema de exclusão e opressão.

Carne e Pedra - Richard Sennett.


Carne e Pedra - Richard Sennett.
Da Grécia antiga à moderna Nova York; da celebração da Revolução Francesa à simples história da cadeira; da sina dos judeus no gueto de Veneza, em plena Renascença, ao destino do cidadão burguês na Paris do século XIX, Richard Sennett trabalha com a relação entre o corpo humano e o espaço urbano.
Carne e pedra é ao mesmo tempo realista e corajosamente imaginativo. Ele extrapola os limites entre as disciplinas acadêmicas, levando-nos a repensar as questões sociais e estéticas do nosso tempo.