quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Coleção Harvard de Administração - Miopia em Marketing



Título do audiobook: Coleção Harvard de Administração - Miopia em Marketing
Autor: (Theodore Levitt).
Gênero: Administração
Tipo: Áudio .MP3
Tamanho: 81 mb

Esse artigo “Miopia em Marketing”, tem conceitos interessantes apesar de alguns “erros”. Considero como os dois principais: primeiro, fazer previsões pontuais de como estará tal mercado no futuro (para o autor, o futuro dele é o nosso presente)! E segundo, escrever muito para transmitir uma idéia simples!
Quando o sujeito se limita a fazer previsões gerais, como fez muito bem Peter Drucker (O Novo Papel da Administração), as chances de ser bem sucedido aumentam! Já quando se pensa em coisas pontuais – será inventado isso, aquilo e etc – quase sempre erra-se! Theodore Levitt chegou a considerar que no prazo de 30 anos (ele escreve em 1980) o petróleo estaria obsoleto e totalmente substituído. E além disso, ele delira mais: As casa não usariam mais energia elétrica, e sim uma “poderosa” pilha que seria comprada em supermercados e permitiria a todos fazer a casa funcionar!
A indústria do Petróleo e energia elétrica, construiram uma infra-estrutura gigantesca, da qual dependem os consumidores de um país inteiro (e isso se repete por todos as nações), não seria nada fácil desmontar tudo e simplesmente trocar! É muita ingenuidade!
Por fim, a idéia dele sobre os erros de conceito que fizeram muitas empresas falirem, não é ruim, é boa. Vale a pena escutar... mas ler, é meio chato e cheio de “péssima ficção científica”!


Download do Audio Livro Aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário