![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh48ousfQ8EzmqRhZ8H5GgiFwG7dOmX2pP049qJYASKOJE3Mb3Tf7MlDSUhvIzhKXAI91wfatqLycQTcaRARtf6If-73hpl3Iq1pMO9ZzuY4703WKE0bToislxB0Qu21oqTY8ou1lms-4WJ/s400/glob.bmp)
A Globalização e as Ciências Sociais - Boaventura De Sousa Santos (Org.)
O tema central deste livro é o impacto da globalização neoliberal nas sociedades semiperiféricas e, especialmente, nas diferentes ciências sociais que produziram a identidade econômica, política, social e cultural dessas sociedades.
As teorias e quadros analíticos desenvolvidos pelas ciências sociais tiveram como unidade de referência as sociedades nacionais. Não admira, pois, que a intensificação das interelações transnacionais e a consequente problematização das dicotomias em que assentava a teorização - tais como nacional/transnacional, endógeno/exógeno - tenham, por um lado, permanecido relativamente subteorizadas e tenham, por outro, submetido as teorias disponíveis a um questionamento crescentemente insistente.
Por este duplo processo, entramos num período de grande incerteza teórica, caracterizado pela subteorização dos fenômenos emergentes e pela obsolência das teorias existentes. É este o período em que nos encontramos. Este déficit teórico constitui um grande desafio aos cientistas sociais.
Download do Livro Aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário